Projeto Curricular de Escola

PCE
2017/2018
 
Diapositivo2

Clique sobre a imagem para ampliar
 
PREÂMBULO

É do conhecimento da comunidade educativa que o Projeto Curricular de Escola do ano letivo que terminou é ponto de partida para a elaboração do PCE do ano seguinte, como forma de colmatar as fragilidades identificadas.

Reconhecemos que a qualidade do ensino e a capacidade de corresponder às situações reais bem como a mobilização dos recursos existentes passa pelo envolvimento da escola e dos seus agentes na procura de caminhos que se adequem aos contextos reais. É neste sentido que a elaboração participada do PCE assume uma importância crucial na nossa ação educativa.

A análise dos resultados das provas de aferição do 2º ano de escolaridade, reveste-se de grande importância para a elaboração do Projeto, uma vez que ao serem identificados os domínios em que os alunos revelaram maiores dificuldades, permite-nos avançar para o desenvolvimento de atividades dirigidas a suprimirem as dificuldades identificadas e a planear a intervenção adequada e a comprometer os agentes educativos.

O Projeto Curricular de Escola é, nesta lógica, o motor de desenvolvimento da ação educativa. Está diretamente relacionado com o Projeto Educativo de Escola (PEE) e apoia- se nele para dar sentido ao desenvolvimento integral da criança e do aluno. Reconhecemos que a ligação entre o sentido, a intenção e a ação (organização) não é fácil, mas “é preciso ser-se capaz de inspiração e de ação”. A ausência de organização leva-nos para o domínio da utopia e se centrado exclusivamente na organização, ameaça a própria ação, pela perda de sentido.

O PCE do Externato Passos Manuel, enquanto documento normativo, assenta no trabalho cooperativo entre todos os agentes da comunidade educativa, assume as prioridades definidas no PEE e concretiza, através de processos/ações, as orientações curriculares de âmbito nacional em propostas globais de intervenção pedagógicas e didáticas, adequando-as ao contexto da nossa escola tendo em conta as necessidades dos nossos alunos, realiza-se no seio da equipa e pela articulação e sequencialidade dos conteúdos, origina aprendizagens significativas, integradoras e interdisciplinares de saberes, encarada numa lógica de organização aprendente e assente na filosofia do Externato Passos Manuel – Promover o desenvolvimento da criança e do aluno através do Ser, do Saber e do Agir.

FUNDAMENTAÇÃOTecer nós com os outros

O presente projeto curricular surge da necessidade de pensarmos/refletirmos sobre a importância das relações que estabelecemos connosco e com os outros e sobre o modo como as percecionamos e como influenciam a nossa aprendizagem. Por outro lado, reconhecemos a importância que a educação em valores proporciona a capacidade de discernimento das crianças em cultivar a auto estima, uma escuta ativa, afirmações positivas de auto conhecimento permitindo a gestão das emoções.

A Convenção sobre os Direitos da Criança nos Artigos 28 e 29 refere que a educação deve destinar-se a promover o desenvolvimento da personalidade da criança, dos seus dons e aptidões mentais e físicas, na medida das suas potencialidades e deve preparar a criança para uma vida adulta ativa numa sociedade livre e inculcar o respeito e os valores pela família, pela identidade, pela sua língua e pela sua cultura.

O projeto pretende construir o quotidiano da escola num exercício permanente de direitos e deveres de cidadania articulado com as parcerias com instituições locais de anos anteriores e procurando novos parceiros tendo em conta a temática escolhida. Paralelamente, pretende-se melhorar o desempenho escolar nas diferentes áreas curriculares, através de atividades integradoras e transversais, tendo sempre em conta os conteúdos programáticos definidos para cada nível de ensino.

O projeto assenta em duas fases: a 1ª – À descoberta do Eu, a 2ª – Vamos explorar o “Nós”. Na 1ª fase pretende-se refletir sobre cada um tendo em conta as cinco dimensões da pessoa. A 2ª fase tem por finalidade compreender as implicações que o Eu e o Nós têm na vida de cada um, no grupo, na família e na sociedade.

Restante documento afixado na escola e no site na “Área Privada”, reservada aos encarregados de educação.

 

 
 
 
 
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Projeto Curricular de Escola
Para 2016/2017
 
diapositivo1
 
Clique sobre a imagem para ampliar
 

  OBJETIVO GLOBAL

  • Explorar o meio envolvente à escola

  OBJETIVOS GERAIS

  • Conhecer a Rua Passos Manuel
  • Descobrir a freguesia de Arroios
  • Identificar elementos que caracterizam a cidade de Lisboa
  • Cooperar com diferentes instituições
  • Educar para a multiculturalidade

 

  FINALIDADE

  • Integrar o Projeto Curricular de Escola nos programas curriculares de cada ciclo.

  FUNDAMENTAÇÃO

O presente projeto curricular Vi(r)ver Arroios, viver Lisboa surge da necessidade de dar a conhecer às crianças o meio envolvente à escola, proporcionando a continuidade  das parcerias estabelecidas com instituições locais em anos anteriores e procurando novos parceiros tendo em conta a temática escolhida. Paralelamente, pretende-se melhorar o desempenho escolar nas diferentes áreas curriculares, através de atividades integradoras e transversais, tendo sempre em conta os conteúdos programáticos definidos para cada nível de ensino.

O ponto de partida do projeto será a rua da escola, passando posteriormente para a freguesia de Arroios e por fim a cidade de Lisboa, no sentido de gradualmente ampliar o meio que rodeia as nossas crianças. Esta perspetiva será comum aos diferentes grupos da escola, servindo como fio condutor do trabalho a realizar.  

A escolha do tema deve-se à riqueza de elementos presentes na freguesia, que permitem explorar uma grande diversidade de conteúdos que poderão ser integrados nas orientações curriculares do Pré-escolar e do 1º Ciclo; educar para a cidadania e multiculturalidade, uma vez que residem na freguesia um grande número de cidadãos de diversas nacionalidades e desenvolver projetos de diferentes naturezas, em parceria com instituições.

 

 

  ALGUMAS DAS ATIVIDADES PREVISTAS

  • Explorar a rua da escola
  • Visitar serviços existentes na freguesia (mercado, …)
  • Participar no Desfile de Carnaval de Arroios
  • Integrar uma marcha popular (Arroios)
  • Festa de final de ano num espaço de Arroios

 

  PARCEIROS

  • Centro Paroquial de São Jorge de Arroios
  • Junta de Freguesia de Arroios
  • Escola de Música Clave de Sol
  • Academia Militar
  • …..

 

 

 

..